Como Saber quando procurar um psiquiatra?

Uma questão muito importante, ao mesmo tempo complexa e difícil. Devemos procurar um profissional em saúde mental quando a própria pessoa ou alguém (familiar, amigos, ou outros) reconhecer que está passando por um sofrimento psíquico. Conceitos como sofrimento mental/psíquico, transtornos mentais, doenças mentais, são desafiadores e têm consequências sociais importantes. Fazendo com que tenham a necessidade de serem revisitados eventualmente. Por isso a dificuldade de lançar mão de conceitos generalistas. Essa dificuldade nos conceitos tem um pilar importante, sofrer (de uma forma geral) faz parte do nosso existir humano, porém há uma tênue linha em que o sofrimento vai além,…

A Psiquiatria e a Espiritualidade -Religiosidade

Os limites entre a psiquiatria e a religiosidade e espiritualidade é um tema muito interessante, ao mesmo tempo, bem difícil. Marca gerações de povos, civilizações, possibilidades culturais de estudo, acúmulos de conhecimentos,e muitos outros fenômenos culturais. Ângulos do saber Bertrand Russell (1872 – 1970) foi um importante filósofo contemporâneo que ajuda a nos situar no campo dos saberes humanos. “As concepções de vida que denominamos como “filosóficas” são fruto de dois fatores: primeiro, das concepções religiosas e éticas herdadas; depois, do tipo de investigação que pode ser chamada de “científica”…” Bertrand Russell1 Nessa perspectiva, de amplo sentido desses conceitos, a…

Um pouco sobre a psiquiatria e os sonhos

O sonho desde a antiguidade até hoje está relacionado a um misticismo natural da nossa espécie, e existem explicações elaboradas desde muito tempo, de diferentes perspectivas teológicas, filosóficas e científicas. “O sonho é definido como atividade da alma do homem adormecido, contanto que durma” Aristóteles1 A psiquiatria como um saber humano epistemológico científico, começou a se interessar pelo sonho durante sua própria estruturação como um saber. O século XIX foi marcado por grandes avanços na elaboração do conhecimento humano, muitos psiquiatras buscaram explicar racionalmente fenômenos que eram tradicionalmente atribuídos a causas místicas ou sobrenaturais, e o sonho foi um tema…

Todo dia ele faz tudo sempre igual

Crônicas dos Abantesmas Ordinários Abro os olhos, já está um calor do cão, olho o relógio, 6 horas da manhã. Acordei com vento quente na cara, entra rasgando, até arde o pumão. Isso não é uma casa, é um forno dos inferno. Cacete, vida de merda, acordar essa porra logo, não aguento mais essa vida de merda. Tenho que acordar pras leva esses cabrunco de criança pra escola, desde que minha mulé morreu. Essa é a minha rotina dos inferno, colocá as criança pra escola, trabalhá e corrê atrás de um bico. Tenho até um trabalho de faxina na prefeitura….

Os germens do pensamento moderno

A Grécia Antiga culminou em um cenário propício, sendo o marco de um novo sentido para humanidade. O animal humano aprendeu a amar o saber, a refletir seu ser no mundo – racionalmente – e sistematizar em retórica e escritos, transmitindo como forma de ensino aos mais jovens. Passamos a pensar e escrever sobre a natureza, o universo, e o próprio existir humano…

Philippe Pinel (1745 – 1826) – O Nascimento da Clínica Psiquiátrica

Philippe Pinel (1745 – 1826) foi um importante médico e cientista francês no século XVIII, um dos principais precursores do saber psiquiátrico. As ideias de Pinel influenciaram gerações posteriores, fornecendo novos ângulos para interpretar e buscar compreender o sofrimento mental.


Tempo lógico, tempo humano

Tempo, O tempo lógico é uma sucessão de acontecimentos. O animal humano experimenta a temporalidade de maneira muito peculiar. Tudo se resume as relações: sujeitos-objetos. Quando a temporalidade humana, se dissocia na atualidade, do tempo lógico, podemos ter um colapso. No colapso o tempo passa a ser experimentado de maneira peculiar… Quanto maior a massa/carga do objeto, maior força/energia necessária para movimentá-lo. Um furo, como um buraco negro, atrai tudo a sua volta. O tempo passa a ser uma eternidade.  Não há tempo sem espaço, ou espaço sem tempo. Na ausência de espaço, o animal humano experimenta a eternidade. Na…

O sentido da razão – Uma resenha sobre S. Freud e a Teoria Psicanalítica

De um espírito investigativo e uma capacidade de articular conhecimentos surpreendente, o estudioso S. Freud trouxe o desenvolvimento e estruturação como método, do que chamou de Teoria Psicanalítica. Assim, a investigação do sofrimento mental ganhou um novo instrumento.

Seres do laço

Os laços sociais foram durante milhares de anos, e são determinantes a sobrevivência da nossa espécie, sendo imprescindível nossa própria saúde mental. Quando nascemos, saímos de uma zona de conforto dentro da barriga, e temos que lidar com um mundo desconhecido. Não sabemos falar, andar, pedir, ou coordenar qualquer função de sobrevivência sozinhos. Nascemos com instintos inatos de proteção e sobrevivência. Mas os instintos por si só não se sustentam, é preciso um outro ser para fornecer necessidades básicas para desenvolvimento do orgânico ao mental. Imagem ilustrativa – Fonte: Pixabay O laço social humano começa desde nascimento, com a pessoa…

Cuidado com falsas notícias de saúde!

Atualmente não é difícil nos depararmos com informações falsas sobre o cuidado em saúde. Nesse “boom” de informações que vivemos, cada vez se torna mais importante checar a fonte e a veracidade dessas informações. Para não cair no “conto do vigário” vamos tentar visualizar um pouco o conceito de saúde. O conceito de saúde não é uma delimitação fácil de assimilar. A princípio esse conceito era limitado a ausência de doenças, mas devido avanços no conhecimento de diferentes áreas do saber, esse conceito se tornou ultrapassado. Saúde não é um conceito simples, já parou para se perguntar o que é saúde? Saúde é…