Psiquiatria

Como Saber quando procurar um psiquiatra?

Devemos procurar um profissional em saúde mental quando a própria pessoa ou alguém (familiar, amigos, ou outros) reconhecer que está passando por um sofrimento psíquico. Vai caber ao profissional utilizar instrumentos (métodos e consensos epistemológicos-científicos atuais) para diferenciar até que ponto esse sofrimento faz parte da dinâmica da vida, ou se esse sofrimento pode ser considerado um transtorno mental. Diante do exposto, separei alguns sinais gerais e bem resumidos que podem ajudar a reconhecer quando procurar ajuda. Nem sempre a própria pessoa consegue reconhecer.

A Psiquiatria e a Espiritualidade - Religiosidade

Os limites entre a psiquiatria e a religiosidade e espiritualidade é um tema muito interessante, ao mesmo tempo, bem difícil. Marca gerações de povos, civilizações, possibilidades culturais de estudo, acúmulos de conhecimentos,e muitos outros fenômenos culturais.

Sobre os sonhos e a psiquiatria

Uma breve resenha sobre a abordagem epistemológica cientifica dos sonhos na minha perspectiva psiquiátrica.

                        A Ciência dos Signos

A ciência dos signos, eventualmente nomeada de Psiquiatria, consolidou-se como parte dos corpos de saberes que se reúnem nos campos de estudos da medicina, servindo de instrumento à prática médica na abordagem ao sofrimento mental...

Philippe Pinel (1745 - 1826) - O Nascimento da Clínica Psiquiátrica

Philippe Pinel (1745 - 1826) foi um importante médico e cientista francês no século XVIII, um dos principais precursores do saber psiquiátrico. As ideias de Pinel influenciaram gerações posteriores, fornecendo novos ângulos para interpretar e buscar compreender o sofrimento mental.